V-1R4: O (V)Veículo Tático Sobre (R)Rodas (4)4x4 Regulamentar do Exército Maior-ExM

O Projeto
Desenvolvido desde o princípio como veículo tático padrão para as forças armadas do ExM, o V-1 teve como principais exigências dos requisitos, a resistência, a robustez, a simplicidade e a capacidade de carga.
De maior tamanho que a média dos veículos táticos em uso no mundo, seu chassi e suspensão foi concebido para suportar até três vezes o seu próprio peso.
A versão básica possui blindagem contra munições perfurantes de até 12,7mm, minas terrestres e estilhaços de artilharia, mas se necessário, pode receber uma generosa camada de blindagens passiva(ATK) e semi-ativa(ERA). Com essa otimização, o veículo é capaz de resistir às potentes cargas de mísseis antitanque.No conceito do ExM, mais que proteger a tripulação, qualquer veículo deve ter capacidade suficiente para resistir ao ataque adversário e reagir, contra-atacando ou evadindo.
As viaturas básicas são geralmente utilizadas em serviços burocráticos das forças armadas e são dotadas de linha telefônica digital individual, ar-condicionado e proteção QBN.Nas versões de combate, o telefone é substituído pelo equipamento de rádio.
Outros ítens de série são: direção hidráulica computadorizada -com opção de 'pivotar' sobre o próprio eixo, suspensão semi-ativa assistida, motorização por auto-turbina elétrica, computador de bordo e GPS.

Sensores
O veículo dispõe opcionalmente de uma grande variedade de sensores para observação, vigilância, aquisição de alvos e orientação de armas.
Quando opera em missões convencionais de transporte tático de tropas ou patrulha, normalmente é equipado com um periscópio eletroópitco dotado de visor térmico, TV de alta resolução e capacidade de atuação noturna, e telêmetro/designador laser.Em missões de reconhecimento, exploração e vigilância, recebe um periscópio retrátil (atinge 5m de altura) com os mesmos sensores, porém com alcance de utilização ampliado.

Adoção do Conceito Modular
Seguindo a tendência adotada pelo ExM, o V-1R4 possui a carcaça totalmente modular, proporcionando às unidades usuárias, diversas configurações do veículo para as missões específicas.

Armamentos
Um vasto arsenal pode ser instalado opcionalmente de acordo com o módulo da carroceria adotado. Basicamente o veículo é armado com uma metralhadora (.30 ou .50) em uma torreta remotamente controlada com giro de 360° e dotada de mira por câmera de Tv. O mesmo suporte também acomoda um lança-granadas 40mm ou um canhão ligeiro de 30mm.Na lateral frontal direita-à frente da porta do 'carona', existe a opção de se montar um suporte acionado por controle remoto para uma metralhadora .30. Esse mesmo suporte tem um raio de ação de 270° e mira por câmera.
Numa outra configuração modular, o veículo poder receber, numa torreta na parte traseira, um canhão ligeiro de 30mm ou s/recúo de 100mm para missões anticarro.Apenas com a abertura do teto, o veículo se transforma numa porta-morteiro leve (80mm), em operações de saturação.Uma opção modular prevê a instalação de um lança-foguetes articulado e blindado.
Na área dos lança-mísseis, diversos sistemas podem ser adotados: antitanque e antiaéreo (portátil ou convencional).

Em breve, novos detalhes sobre o modelo, inclusive com ilustrações.

2 comentários:

  1. Lindo projeto! Já pensou em mandar para as empresas darem uma olhada?

    ResponderExcluir

  2. I actually enjoyed reading through this posting.Many thanks.






    Sensores Laser

    ResponderExcluir