Balestra Ligeira BL-1

Enquadrada na categoria de 'arma branca', a balestra ligeira BL-1 das Forças Armadas do Exército Maior é tão letal quanto uma arma de fogo.
Sua estrutura de aço, duralumínio e plástico de alto impácto a tornam extremamente robusta e apta a ser amplamente produzida, difundida e operada -em grandes quantidades- com facilidade por tropas de guerrilha e unidades com pouca experiência. Nas mãos de um arqueiro habilidoso, é uma arma extremamente precisa e potente.
As inovações da arma são diversas e uma das maiores é a inexistência do arco característico de todas as balestras conhecidas. A peça então foi substituída por uma armação paralela ao corpo da arma e que é dotada de um poderoso conjunto de molas de aço. A armação é realizada manualmente, também ao contrário dos outros modelos, quando é necessário apoiar a arma no chão e fixá-la com o pé para esticar o cordão. O sistema funciona como uma recarga de espingarda de repetição (escopeta), só que o atirador precisa pressionar um gatilho para que a chave possa ser trazida para trás e o mecanismo armado.

O alcance efetivo da BL-1 -com flechas sem cabeça de combate- é de 60m com mira convencional e até 100m com luneta. A flecha é produzida em aço e duralumínio, estabilizada por quatro aletas e a extremidade frontal roscada pode receber diversas pontas de combate: extra-perfurante, explosiva-estilhaçante, incendiária, cortante, fulmígena, iluminativa, lacrimogênica, efeito moral, eletrificada, gancho, com cordão, planadora-fotográfica, etc. Caso não existam pontas de combate, a própria extremidade frontal já permite uma boa capacidade de poder de parada (stopping power), causando -no mínimo- graves ferimentos. Com pontas de combate, o alcance das flechas é reduzido em até 30%, dependendo do modelo.

A canaleta pode ter seu tamanho ajustado para flechas produzidas artesanalmente (fora de padrão) ou improvisadas como vergalhões, pregos, lâminas de serra, facas quebradas, marimbas, varetas de bambu, arames, etc.
Um dos acessórios mais notáveis é o cano adaptador. O equipamento é na verdade um cano adaptável para diversos calibres de armas de fogo (até 7,62mm) que, com uma câmara de acomodação, pode disparar singularmente munição de pistolas, submetralhadoras e rifles!

O acabamento é geralmente em grafite fosco, mas invariavelmente pode receber pinturas ou coberturas camufladas. Uma alça própria permite que a arma possa ser amparada à frente ou ao ombro do combatente.
Para otimizar a portabilidade da arma, a coronha é rebatível.
Além da luneta, diversos outros acessórios podem ser afixados como mira infra-vermelha, visor noturno, telêmetro laser, bipé, empunhadura de borracha ou plástico, baioneta, lança-granadas 40mm, lanterna, empunhadura frontal (auxiliar), etc.
A BL-1 é portada em uma bainha em lona reforçada e que também oferece espaço para até 16 unidades de flecha e dez compartimentos para cabeças de combate e uma pequena bolsa para acessórios. A bainha normalmente é transportada às costas, como uma mochila de duas alças. O pequeno volume do conjunto é facilmente dissimulado em sacolas ou sobre agasalhos.
Na parte da segurança de operação, a arma possui três travas: de armação, de mecanismo e de gatilho. Essas trancas a tornam um armamento de utilização extremamente seguro e que não permite o disparo, mesmo sobre forte impácto.
Numa guerra assimétrica, a BL-1 seria uma das armas consideradas 'espinha dorsal' do ExM, junto ao fuzil leve de assalto, o morteiro médio e o canhão-lançador portátil de 100mm.

3 comentários:

  1. O BRASIL USA O PRODUTO? SE AFIRMATIVO QUEM É O FABRICANTE?

    ResponderExcluir
  2. Como é possível conseguir uma dessas, só membros das forças armadas podem ter ou um praticante de tiro ao alvo também?E um colecionador pode?

    ResponderExcluir
  3. Se alguém acreditou que é possível construir algo similar a isso aí, é um tonto... Armar uma mola poderosa o suficiente - capaz de lançar a 100m com precisão - apenas puxando aquele carrinho para trás com uma única mão iria precisar de muitos midicloris no jedi... kkkkk Pra ter esse alcance com precisão ia precisar de umas 200 libras...se não 300... não é atoa que as balestras são armadas com as duas mãos e os pés.

    ResponderExcluir