Instalações Militares Subterrâneas - Parte II

Oficinas, Estoques, Siderúrgicas, Fábricas e Laboratórios

Seguindo uma tendência de muitos países, as bases subterrâneas servem de abrigo para diversas instalações. Normalmente escavadas em cadeias de montanhas, as mesma contam com infraestrutura completa. Abaixo, a descrição de alguns detalhes das intalações:

Proteção
A defesa das bases é de responsabilidade das tropas de Guarda e Segurança- com especialização em combate nas montanhas- e, apesar do efetivo reduzido de pessoal, contam com ampla rede de sistemas eletroóticos passivos (fixos e móveis).

-Defesa Antiaérea
Cada uma dessas bases conta com uma bateria completa de mísseis de curto, médio e longo alcance, além de canhões ligeiros (25mm/30mm) para defesa de ponto (inclusive antimíssil). Logicamente essas armas estão devidamente camufladas e protegidas de espionagem aérea.A detecção dos alvos e a orientação é fornecida por instalções de radares de outras bases, que dão cobertura à essas instalações subterrâneas.
Os mísseis de curto(15km) e médio(50km) alcance, e os canhões ligeiros(2km/4km) estão postados em suportes rebocáveis e utilizam trilhos para entrada e saída de combate, em cavernas devidamente preparadas para sua operação.
A operação desses armamentos é realizada por um centro de controle e a recarga é semi-automática.
Alguns lançadores portáteis de curto alcance(5km) e metralhadoras pesadas .50 também fazem parte do arsenal das tropas de Guarda e Segurança, servindo para a última barreira de resistência antiaérea.
Já os mísseis de longo alcance (mais de 100km) estão instalados em silos blindados fixos, em veios e sulcos com menor probabilidade de visualização e, conseqüentemente, de sofrerem ataques diretos.

-Defesa Terrestre
Uma investida terrestre não poderia ser descartada, mesmo com todas as dificuldades de acesso. Dessa maneira, as instalações contam com uma completa bateria de artilharia terrestre, equipada com canhões obuseiros(100mm e 150mm) e foguetes de saturação.Os sistemas tambem são instalados em pontos estratégicos, sobre trilhos e, em cavernas.

A operação dos obuseiros de 100mm e 150mm é manual. Os foguetes são recarregados de forma semi-automática. O alcance das defesas terrestres de grande porte, variam de 10km à 50km.
Dando cobertura anti-tanque às poucas vias de acesso, alguns lançadores múltiplos de mísseis AT de longo alcance(10km) foram agregados à defesa.
As tropas de Guarda e Segurança contam também com canhões s/recúo portáteis de 100mm, lança-foguetes descartáveis de 100mm, metralhadoras médias (.30) e pesadas (.50), morteiros de 80mm e 120mm, e lançadores de mísseis AT portáteis.

Serviços
As instalações contam com tratamento de ar, água e esgoto, além de acomodação confortável para operários. Os respiradouros são situados à quilômetros de distância da base e seus dutos de expiração são filtrados e resfriados, para reduzir o nível de poluentes e sua assinatura térmica, respectivamente. Alguns desses dutos estão em cidades e se juntam à outras tubulações e exaustores civis.
A locomoção das tropas e dos operários se dá pelo (SMM) Sistema Metroviário Militar, assim como o recebimento de cargas.

Instalações
As mais diversas opções de instalação são acomodadas nessas bases:

.Oficinas de Manutenção e Logística: Realizam reparos em todos os escalões e contam com amplas áreas de trabalho, infraestrutura completa de esquipamentos e áreas de estoque climatizadas.

.Siderúrgicas e Fábricas: Além de fornecerem matéria prima pré-industrializadas, também realizam -em outros setores- a montagem de equipamentos e o teste dos mesmos.

.Laboratórios: Desenvolvem pesquisas para os mais diversos fins, e testam de forma segura as mesmas tecnologias e substâncias. Normalmente, contam com área industrial para fornecimento de material pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário