Visando reduzir a utilidade estratégica dos satélites espiões, a furtividade virou o centro de um grande estudo realizado para desenvolver formas de reduzir a supremacia desses equipamentos e até mesmo anulá-las em certos casos.
As conclusões-apesar de relativamente simples, foram bem amplas e custosas. As instalações suterrâneas se tornaram imprecindíveis e até mesmo vitais numa visão estratégica, em favor de forças armadas com efetivo reduzido e equipamentos de combate direto limitados.
Protegidas de ataques aéreos-inclusive nucleares, essas instalações também tornaram-se invisíveis aos olhos dos satélites.
Com essas novas construções, as bases militares de superfície tornaram-se apenas apêndices e portas principais de acesso às instalações subterrâneas recém-construídas onde funcionam os setores de administração, controle, estacionamento de veículos e logística.
Obviamente essas construções são dotadas de geradores de energia próprios e proteção QBN (Químico, Biológico, Nuclear), além de saídas/entradas alternativas.
Bases Aéreas
Em particular, as bases aéreas ganharam áreas falsas de dispersão, hangares blindados camuflados, além de as aeronaves poderem eventualmente se utilizarem de trechos de rodovias e clareiras para a operação segura de aeronaves de combate e transporte.
O Incrível sistema metroviário militar
Mas o maior passo dado foi dado com a construção de uma imensa malha metroviária militar, que cruza o país em direções estratégicas, visando proporcionar não apenas furtividade mas também grande mobilidade às forças armadas. As estações são as próprias bases militares e pontos secretos de dispersão.
A capacidade operacional dessas instalções é infinita. Provendo grande mobilização de tropas de uma região à outra, podendo reforçar frentes de forma imediata ou ainda demonstrando ao adversário uma falsa idéia de superioridade numérica.
Ainda, os comboios subeterrâneos não sofrem risco de ataques aéreos como os de superfície, mantendo dessa maneira o fluxo constante de equipamentos à uma cabeça de ponte ou à uma região em conflito.
Para transportar as necessidades, foram também desenvolvidos grandes veículos metroviários de elevado desempenho (até 250km/h) e grande capacidade de carga. Cada um desses metrôs são capazes de mobilizar confortavelmente milhares de combatentes, dezenas de veículos, toneladas de munições, suprimentos e até mísseis balísticos por milhares de quilômetros em algumas horas.
Linhas férreas duplas e quádruplas tornam ainda maior e mais eficaz o fluxo dessas cargas.
Bunkers Específicos
Algumas instalações não possuem qualquer sinal ou extensão de superfície. Geralmente são utilizados como centros de armazenagem de equipamentos e suprimentos, fábricas e centros de comando e controle.
Construídos em cadeias de montanhas, são de difícil acesso terrestre e suas entradas são fortemente defendidas. Além das características gerais das instalações subterrâneas, contam ainda com produção logística própria, estações de tratamento de água e ar, e capacidade de operar por anos sem apoio externo.
Instalações Militares Subterrâneas: Resposta aos Satélites Espiões
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