Veículo Leve de Assalto

Visando prover as unidades de assalto com um veículo extremamente leve e de alta mobilidade, o ExM requeriu o desenvolvimento e a produção de uma viatura especializada ligeira.

Com estrutura tubular e tração 4x4, o veículo em questão é utilizado em operações de reconhecimento e ataque, e é facilmente transportado por um helicóptero médio ou uma lancha leve de assalto.As tropas paraquedistas, a Infataria Leve, o CFN e as Forças Especiais o utilizam em missões de infiltração rápida com disponibilidade de diversos armamentos: metralhadoras .30 e .50, granadas fumígenas, e lançadores portáteis de foguetes e de mísseis antiaéreo e anti-tanque.

A exposição da tripulação pela vulnerabilidade da estrutura foi parcialmente suprida de forma eficaz com o uso de uma cobertura blindidada, lonada. Apenas o parabrisa frontal é sólido e blindado com vidro resinado temperado. A mesma cobertura pode ser utilizada sobre a cobertura impermeável (contra chuva) convencional de lona.

A motorização genuinamente elétrica, é um conceito inovador e visa o silêncio de utilização em infiltrações suspresas e retiradas sigilosas.A manutenção do veículo é simples assim como os possíveis reparos, tendo em vista a robustez da estrutura.

A capacidade de transporte do veículo também é variada, podendo o mesmo servir-se de diversas modulações, de acordo com o emprego: para reconhecimento e ataque, três tripulantes; para transporte de assalto, dois tripulantes e quatro soldados ou carga de 400kg; para remoção de feridos, três tripulantes e duas macas.

Os equipamentos eletrônicos são opcionais e modulares, permitindo a instalação de sistemas eletroóticos e optrônicos de rádio e de transmissão de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário