Cada vez mais a indústria militar visa reduzir custos para as forças armadas. Isso é uma tendência lógica já que outros interesses sempre estão em primeiro plano ante a política de defesa e, conseqüentemente, fazem os analistas não especializados considerarem os gastos nessa área como supérfluo ou inútil.
Uma das maneiras significativas de reduzir esses custos é o cada vez mais freqüente uso dos equipamentos modulares, compatíveis entre diversas bases, facilitanto a manutenção, o reparo e a substituição dos mesmos.Neste artigo, analisaremos os conceitos de veículos modulares desenvolvidos, produzidos e utilizados pelo ExM (Exército Maior).Nas forças armadas analisadas, além da padronização de veículos em todas as forças, os módulos de montagem ganharam ampla visão e desenvolvimento, com grande variedade de utilização.Esses sistemas permitem que todos os veículos (leves, médios, pesados, sobre rodas ou esteiras) possam ser montados de acordo com a missão planejada em vez de manter uma quantidade maior de veículos para funções fixas e específicas.
Os mais difundidos são os seguintes:
Módulo de Transporte:
-Container blindado para transporte de carga e tropas, variados de acordo com a capacidade e o chassi do veículo.
Módulo de Combate:
-Container blindado de base para torretas armadas e munições.
Módulo Lançador Móvel:
-Container blindado com movimentação giratória e de elevação para armas lançadas (foguetes e mísseis) de diversos calibres com variadas combinações.
Módulo de Armamento de Tubo Pesado:
-Container blindado móvel para utilização de Obuses de artilharia e morteiros.
Módulo de Guerra Eletrônica:
-Container blindado para tripulações, armas e quipamentos especializados para funções de GE, Comando, Inteligência, Orienteção e defesa antiáérea.
Módulo Lançador Vertical:
-Container blindado para mísseis de variados tipos.
Módulo Ambulatório Médico:
-Container blindado para remoção médica, UTI e centro cirúrgico.
Conceitos Modulares para Veículos
Veja mais em: Veículos Terrestres
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário